Da estética plástica, cores vibrantes, formas surpreendentes e experimentalismo, Nick Knight apresenta-se como dos mais talentosos artistas contemporâneos.

photograph by Nick Knight for V magazine (2011) ©Nick Knight/Reprodução

Nick Knight, diretor do SHOWstudio.com, está entre os fotógrafos mais influentes e visionários do mundo. Como fotógrafo de moda, ele tem desafiado de forma consistente as noções convencionais de beleza e estética e afirma-se  pelas suas colaborações criativas e pioneiras com os principais designers, incluindo Yohji Yamamoto, John Galliano e Alexander McQueen. Campanhas publicitárias para os clientes de maior prestígio, como Christian Dior, Lancôme, Swarovski, Levi Strauss, Calvin Klein ou Yves Saint Laurent.

Lily Donaldson in Hussein Chalayan’s legendary ‘Table Dress’ photographed by Nick Knight for British Vogue ©Nick Knight/Reprodução

Além de editor editorial premiado pela W, Vogue britânica, Paris Vogue, Dazed & Confused, AnOther, Another Man e As revistas iD sempre mantiveram Knight na vanguarda da criação progressiva de imagens nas últimas três décadas. O primeiro livro surge em 1982, intitulado de ‘Skinhead’, onde Knight fotografa o início do movimento skinhead em Londres. À época, o livro sofre inúmeras críticas, mas hoje é consolidado como um dos melhores e mais fieis retratos realistas dos jovens marginais ingleses.

Photographs: Nick Knight – Publisher: Omnibus Press ©Nick Knight/Reprodução

Desde então, ele produziu a Nicknight, uma retrospectiva de 12 anos, e Flora, uma série de fotos de flores, ambas publicadas por Schirmer Mosel. O trabalho de Knight foi exibido em instituições internacionais como o Victoria & Albert Museum, a Saatchi Gallery, a The Photographers Gallery e a Hayward Gallery.

Nick Knight – Nicknight ©Nick Knight/Reprodução

Knight também produziu uma instalação permanente, Plant Power, para o Museu de História Natural em Londres e foi a primeira instalação de Big-Five do Channel 4 fora de sua sede em Londres em 2007. Um compromisso de longa data de experimentar as últimas As tecnologias levaram a Knight a lançar o premiado site de moda SHOWstudio em 2000.

SHOWstudio of Nick Knight ©Nick Knight/Reprodução

O videoclipe de ‘Pagan Poetry’, uma das obras mais belas da vídeo-arte, assinada pelos grandiosos Alexander McQueen, Nick Knight e Björk, em promoção do disco ‘Vespertine’. O vídeo utiliza cenas reais de sexo entre Björk e Matthew Barney, seu marido à época. Na parte final do vídeo, a islandesa usa um vestido do estilista inglês Alexander McQueen, mostrando também grandes piercings costurados a seu próprio corpo e um colar de pérolas.

Making of Nick Knight’s ‘The Knights of Knightsbridge –  youtube

Desafiando padrões estéticos e culturais, Nick Knight tornou-se um dos maiores gênios de sua época, colaborando com modelos e artistas das mais diversas áreas, completando uma obra icónica e complexa, que envolve fotografia, vídeo-arte e tecnologia.

Adicionar comentário