Se você precisa de imagens de terceiros para criar colagens, utilizar texturas e fazer misturas nas edições das imagens que produz, agora pode recorrer à ferramenta de pesquisa do website da Creative Commons: https://search.creativecommons.org.

A ferramenta de pesquisa reúne imagens com licenças CC disponibilizadas na internet por criadores de conteúdo de todo o mundo, presentes em acervos como o do Behance, Flickr, DeviantArt, entre outros agregadores de imagens e museus.

Mas lembre-se, vale sempre verificar que tipo de uso pode ser feito com a imagem que escolher e se há, ou não, a necessidade de atribuição. Tudo isso encontrará facilmente nas ligações contidas na imagem, dentro da ferramenta de pesquisa.

Sobre a Creative Commons

O Creative Commons (CC) é uma organização mundial sem fins lucrativos que permite o compartilhamento e a reutilização da criatividade e do conhecimento por meio do fornecimento de ferramentas gratuitas. Nossas ferramentas ajudam: aqueles que buscam incentivar a reutilização de suas obras, oferecendo-as para uso público sob condições generosas e padronizadas; aqueles que querem fazer usos criativos de obras alheias; e aqueles que desejam se beneficiar dessa simbiose. A nossa visão é ajudar as pessoas a realizarem o potencial máximo da internet. O CC possui afiliados ao redor do mundo que ajudam a garantir que nossas licenças funcionem internacionalmente e a aumentar a conscientização sobre o nosso trabalho.

Embora o Creative Commons seja mais conhecido por suas licenças, nosso trabalho ultrapassa o fornecimento de licenças de direito autoral. A CC oferece outras ferramentas jurídicas e técnicas que também facilitam o compartilhamento e a descoberta de obras criativas, tais como a CC0, uma dedicação para os titulares de direitos que desejam colocar suas obras em domínio público antes do fim da vigência da proteção autoral, e a Marca de Domínio Público, uma ferramenta para sinalizar que uma obra está em domínio público no mundo inteiro. As licenças e ferramentas Creative Commons foram projetadas especificamente para trabalhar com a web, o que facilita a busca, descoberta e o uso dos conteúdos oferecidos sob seus termos.

Adicionar comentário