A produção de filmes e a fotografia andam lado-a–lado, e o domínio da arte começa por ocupar muito do nosso tempo na pesquisa de referências. É muito importante para um fotógrafo alimentar a sua cultura visual; estudar os cineastas, diretores de fotografia, etc.

Para vos incentivar à procura, deixo aqui uma vasta lista de bons filmes, e livros com os quais podem ocupar os vossos tempos livres.

1. One Hour Photo (2002)

Suspense (thriller): “Câmara Indiscreta”, 2002, com Robin Williams e Connie Nielsen. Direção de Mark Romanek. Fox Searchlight.

Sinopse: Um técnico de fotografia solitário desenvolve uma fixação doentia por uma família a quem revela as suas fotos. A princípio, tudo parece ser um jogo inofensivo, mas depois flui para uma perigosa obsessão.

https://i2.wp.com/40.media.tumblr.com/b07fad2146df550cc334cc1c89829147/tumblr_nc3m4iV2jf1qd67fxo1_1280.jpg

 

2. High Art (1998)

Drama, Romance: “Retratos Sublimes”, 1998. Direcção de Lisa Cholodenko.

Sinopse: Neste filme, que em Portugal foi exibido apenas no FantasPorto, Syd (Radha Mitchell) é uma jovem estagiária de uma revista que se envolve com uma fotógrafa lésbica e viciada em drogas, Ally Sheedy (Lucy Berliner). Nesta relação, elas exploram-se uma à outra na tentativa de avançar as suas carreiras. Contudo, as duas vão aos poucos se apaixonando.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

3. Rear Window (1954)

Mistério, suspense, thriller: “Janela Indiscreta”, 1954, um filme clássico dirigido por Alfred Hitchcock. A personagem principal, James Stewart, protagoniza ao lado de Grace Kelly.

Sinopse: Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional está confinado ao seu apartamento após ter partido uma perna enquanto trabalhava. Sem grandes opções de lazer, Jeffries vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, e eis senão  quando presencia alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

4. Closer (2004)

Drama, Romântico: “Perto demais”, 2004. Direção de Mike Nichols.

Sinopse: Julia Roberts interpreta o papel de uma fotógrafa de retratos que se envolve num triângulo amoroso com as personagens interpretadas por Jude Law e Clive Owen. Embora a película aborde apenas ao de leve o tema fotografia, o filme em si foi maravilhosamente filmado e dá uma descrição precisa do processo fotográfico.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

5. Pecker (1998)

Drama/Comédia: “Pecker – Sucesso Por Engano”1998. Direção de Jean Luc Godard e com a ajuda do génio artístico de John Waters atrás da câmera.

Sinopse: O filme narra a história de Pecker (Edward Furlong) um rapaz de Baltimore que trabalha num snack-bar e que, nas horas vagas, fotografa compulsivamente tudo o que vê: os amigos, cenas do dia-a-dia, tipos exóticos… Apesar de discutível, o seu trabalho é descoberto por uma crítica de arte, que resolve fazer uma exposição das suas fotos. Pecker torna-se sensação do dia para a noite em Nova York, e terá que decidir se está disposto a pagar o preço da fama.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

6. Blow-Up (1966)

Drama: “História de Um Fotógrafo”, 1966. Direção de Michelangelo Antonioni, com David Hemmings, Vanessa Redgrave, Jane Birkin e a modelo Veruschka.

Sinopse: baseado no conto “Las Babas Del Diablo”, de Julio Cortázar, Blow-up conta a história de um fotógrafo de moda que registra secretamente as imagens de um casal e que se revelam (ou parecem revelar) num assassinato. A ação decorre na Londres dos anos 1960, mostrando  a moda, o amor livre, as festas de swing e a música (Herbie Hancock é o autor da banda sonora e os Yardbirds tocam num clube).

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

7. Proof (1991)

Drama: “A Última Prova”, 1991. Direção de Jocelyn Moorhouse, argumento de Jocelyn Moorhouse e fotografia de Martin McGrath.

Sinopse: Numa mistura de drama e humor negro, Proof conta a história de Martin (Hugo Weaving), um homem cego que acha que todo o enganam constantemente. Na infância, ele pensava que a sua mãe lhe mentia enquanto descrevia as coisas e  as paisagens. Na idade adulta, e apesar de cego, Martin tornou-se fotógrafo, mas a sensação de que todos o enganam permanece. A nível amoroso a situação é também complicada, mantendo Martin um relacionamento de amor/ódio com Celia (Genevieve Picot), a governanta da sua casa. Tudo se complica quando Martin conhece e se torna amigo de Andy (Russel Crowe), pois daí nasce um complicado triângulo amoroso: Andy apaixona-se por Celia, mas Celia fica ciumenta da amizade entre os dois e então elabora um plano para que Martin fique decepcionado com o seu novo amigo. Premiado pelo Australian Film Institute e na Mostra Internacional de São Paulo.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

8. Under Fire (1983)

Drama, Guerra: “Debaixo de fogo”, 1983. Direção de Roger Spottiswoode, Fox Filmes.

Sinopse: Este suspense incendiário, protagonizado por Joanna Cassidy e pelo nomeado aos Oscares Ed Harris,  onde três jornalistas que vivem um triângulo amoroso se vêem envolvidos em intrigas políticas, prenderá a sua atenção do início ao fim. Russell Price (Nick Nolte) é um fotojornalista que se encontra num dilema entre o seu amor pela repórter Claire Stryder (Joanna Cassidy) e a sua amizade pelo marido dela, Alex Grazier (Hackman). Tudo complica quando ele é também torturado pelas incertezas de que caminho seguir quando lhe pedem que tome partido, ao invés de apenas tirar fotos, na guerra entre o governo da Nicarágua e os rebeldes sandinistas. Quando, no meio deste tumulto, Russel perde de vista a objectividade, fica em risco de perder, não só ambas as batalhas, como a própria vida, pois ele está Debaixo de Fogo.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

9. City of God (2002)

Drama: Cidade de Deus 2002, direção de Fernando Meirelles. Prêmios/ Festivais: 4 indicações ao Oscar; BAFTA 2003; Festival de Havana 2002; Grande Prêmio Cinema Brasil 2003.

Sinopse: O principal personagem do filme Cidade de Deus não é uma pessoa, o verdadeiro protagonista deste filme é o lugar. Cidade de Deus é uma favela que surgiu nos anos 60 e se tornou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro no começo dos anos 80. Para contar a história deste lugar, o filme narra a vida de diversos personagens, todos vistos sob o ponto de vista do narrador, Buscapé. Buscapé cresceu num ambiente bastante violento. Apesar de sentir que todas as chances estavam contra ele, descobre que pode ver a vida com outros olhos: os de um artista. Acidentalmente, torna-se fotógrafo profissional, assinando sua libertação.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

10. Gentleman’s Relish (2001)

Drama: Gentleman’s Relish 2001direção Douglas Mackinnon

Sinopse: Nesta comédia histericamente alto astral definido no início do século 20 em Londres, artista frustrado Unido Swann, interpretado por Billy Connolly, aceita um presente uma câmera que transforma sua vida. Começando uma nova carreira na fotografia, ele expressa sua aptidão artística em retratos mais desenfreadas de nus em ambientes clássicos e, portanto, sujeita-se no centro das atenções de notoriedade do desprezo.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

11. Everlasting Moments (2008)

Drama: “Momentos Eternos” 2008, direção de Jan Troell, com Maria Heiskanen e Mikael Persbrandt.

Sinopse:  Baseado na história real de Maria Larsson, a primeira e uma das maiores fotógrafas suecas, que vivia em Gotemburgo no início de 1900. Muito pobre, ela e seu noivo compram um bilhete de lotaria cujo prémio era uma câmera fotográfica. Eles ganham a câmera no sorteio e Maria tenta vendê-la ao fotógrafo da cidade que lhe mostra como funciona aquele estranho objeto.  A arte de fotografar dá à Maria Larsson condição de ter uma “vida paralela” ao papel de dona-de-casa de um marido violento e com sete filhos. 

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

12. Fur: An Imaginary Portrait of Diane Arbus (2006)

Drama: “A Pele: Um Retrato Imaginário” de Diane Arbus 2006, direção de Steven Shainberg.
Sinopse: Nicole Kidman protagoniza este filme biográfico sobre a lendária fotógrafa americana Diane “Fur” Arbus. O filme mostra como uma dona de casa solitária e tímida em Nova York estabeleceu uma viagem ao mundo das imagens fotográficas e pessoas que estão fora dos limites da sociedade.
movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

13. The Secret Life of Walter Mitty (2013)

Aventura: “A Vida Secreta” de Walter Mitty 2013, direção de Ben Stiller.

Sinopse: Walter Mitty (Ben Stiller) é o responsável pelo departamento de arquivo e revelação de fotografias da tradicional revista Life. Ele é um homem tímido, levando uma vida simples, perdido em seus sonhos. Ao receber um pacote com negativos do importante fotógrafo Sean O’Connell (Sean Penn), ele percebe que está faltando uma foto. O problema é que trata-se justamente da foto escolhida para ser a capa da última edição da revista. É quando, Walter, com o apoio de Cheryl (Kristen Wiig) é obrigado a embarcar em uma verdadeira aventura.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

14. Harrison’s Flowers (2000)

Drama “O Resgate de Harrison” 2000, direção de Elie Chouraqui.

Sinopse: Esta é a emocionante história; especialmente destacado para cobrir a guerra na Iugoslávia o jornalista Harrison desaparece e é dado como morto. Sarah (Andie MacDowell), sua mulher, vê-se forçada a embarcar numa arriscada viagem em busca do pai dos seus dois filhos.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

Documentários:

 

15. (La Ciudad de los Fotografos/ The City of Photographers (2006)

A Cidade dos Fotógrafos, 2006, 80 minutos, direção Sebastián Moreno.
Durante o período da ditadura de Pinochet, um grupo de chilenos fotografou os protestos e a sociedade chilena em suas mais variadas facetas. Suas fotografias serviram para apoiar o testemunho das vítimas da ditadura, e foram fundamentais para iniciar processos de justiça. Alguns deles foram reprimidos brutalmente, outros assassinados…

https://rosangelafialho.files.wordpress.com/2015/03/edfc1-laciudaddelosfotografos.jpg?w=327&h=450

 

16. Born into Brothels (2004)

“Nascidos em bordéis” (2004). Dois cineastas viaja para os bordéis em Calcutáe dá criança prostitui câmeras para filmar seu cotidiano. O resultado inspirador e comovente em seu mundo que também resultou em ter suas imagens expostas em uma galeria de Nova York. 

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

17. War Photographer (2001)

War Photographer, 2001, 96 minutos, direção de Christian Frei.
Documentário sobre um dos mais conhecidos repórteres de guerra, James Nachtwey. O realizador acompanhou Nachtwey durante vários trabalhos de reportagem no front, no qual vemos a forma de trabalhar do repórter e a obtenção de algumas das suas mais conhecidas fotografias.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

18. The Mexican Suitcase (2011)

The Mexican Suitcase 2011. Em 2007, perdido há muito tempo as fotografias invisíveis de Robert Capa e dois outros fotógrafos da guerra civil, David Seymour e Gerda Taro apareceu misteriosamente na Cidade do México, a cineasta Trisha Ziff leva os espectadores para descobrir sua origem. 

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

19. Annie Leibovitz “Life Through A Lens” (2008)

Annie Leibovitz – Life Through a Lens, 2006, 90 minutos, direção de Barbara Leibovitz.
A história de Annie Leibovitz, da infância até a morte de sua companheira, a ensaísta e ativista Susan Sontag. O documentário, realizado pela filha de Annie, trata das aspirações da fotógrafa; as fases de sua carreira, incluindo os tumultuados anos 1970 na Califórnia; o acompanhamento do tour dos Rolling Stones e, mais tarde, os últimos momentos de vida de John Lennon com Yoko Ono.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

20. Guest of Cindy Sherman (2008)

“Convidada Cindy Sherman” 2008. Neste documentário a tímida Cindy Sherman fala sobre ser uma mestre do disfarce tal como realizada por seu estilo camaleônico na fotografia e sua Interpretação de Papéis e a entrega de um olhar intimista sobre seus métodos artísticos.movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

21. Frames from the Edge: Helmut Newton (2009)

Frames from the Edge: Helmut Newton 2009. Este filme segue Helmut Newton e suas imagens provocantes aos seus locais de fotografia favoritos de Paris, Monte Carlo, LosAngeles e Berlin.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

22. Rock ‘N’ Roll Exposed (2011)

Rock ‘N’ Roll Exposed: The Photography of Bob Gruen, 2011, 106 minutos, direção de Don Letts.
O mais importante fotógrafo de rock, Bob Gruen, registrou meio século de música através das lentes da sua câmera. Ele é conhecido por ser discreto e não invasivo na vida dos pop stars, com isso ele fez muitas imagens icônicas do mundo do rock. No documentário tem depoimentos de amigos de Bob, como Yoko Ono, Iggy Pop, Green Day, Alice Cooper, Tommy Ramone, Debbie Harry e muitos mais.

 

Relacionados:

 

23. Pictures from a Revolution

FOTOS DE UMA REVOLUÇÃO alcança os lugares e as pessoas por trás das imagens icônicas de Meiselas, da Nicarágua devastada pela guerra no final dos anos 70 e 80.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

24. Aaron Siskind: An Alternate Photographic Reality 

Uma excelente revisão em fotografias da carreira de Siskind. Boa reprodução, livro de boa qualidade.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

25. Strand: Under the Dark Cloth

Embora sua influência na história da fotografia tenha sido nada menos do que profunda, Paul Strand (1890-1976) continua sendo uma figura curiosamente envolta e paradoxal. Under the Dark Cloth é um documentário que é “belamente trabalhado, completamente pesquisado e intimamente recontado” (Variety) com generosas fotografias mais famosas de Strand, clipes de seus filmes e fascinantes entrevistas com amigos e colaboradores, incluindo Fred Zinnemann, Cesare Zavattini e Georgia. O’Keeffle. É uma introdução valiosa e abrangente para a vida e obra de Paul Strand adequada tanto para historiadores de arte e espectadores gerais.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

26. Masters of Photography – André Kertesz

O pai da fotografia de 35 milímetros nasceu Andor Kertesz na Hungria em 1894. Ele fez sua reputação na Paris dos anos 20 e 30 antes de emigrar para os Estados Unidos. Ele era um experimentador constante. Cartier-Bresson disse certa vez sobre ele: “O que quer que tenhamos feito, Kertész fez primeiro”. Ele morreu em Nova York em 1985.

Este filme foi feito em 1978. Percorrendo grande parte de seu trabalho, este documentário de meia hora apresenta Kertesz em suas próprias palavras, explicando muitas de suas fotos e compartilhando suas memórias – a vida provincial na Hungria, a Europa Central na Primeira Guerra Mundial, Paris no glorioso “tempo entre as guerras” e amigos famosos como Colette, Eisenstein, Chagall e Mondrian. Kertesz nos leva através de seu arquivo e sai pelas ruas de Nova York para vê-lo filmar em sua amada Washington Square e no ambiente medieval de The Cloisters. “Nasci para a fotografia”, disse ele. “Eu mudei tudo em minha vida para isto. Você só tem uma vida. Nenhuma pressa para mim … eu tenho o tempo. Tudo é fotografia.”

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

27. An American Journey: In Robert Frank’s Footsteps

A National Gallery of Art citou o livro icônico do fotógrafo suíço Robert Franks, The Americans, como o livro que mudou o curso da fotografia do século XX. Mais de meio século depois, o cineasta Philippe Seclier traça as viagens de Franks pelo continente, procurando os mesmos quadros e paisagens de vilas de pequenas cidades que inspiraram os fotógrafos a ver imagens íntimas e emocionantes de isolamento, solidão e divisão por raça e raça. classe. Seclier não pretende replicar a visão de Franks, mas fornecer insights sobre as experiências e processos que levaram seu poderoso trabalho à existência. Do Texas a Montana, de Nebraska a Louisiana, de Nova York a São Francisco, An American Journey é uma odisséia de 15.000 milhas através da América contemporânea, passando entre o passado e o presente, a fotografia e o cinema e duas Américas separadas pelo tempo.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

28. William Eggleston In the Real World

Em 1976, as imagens alucinatórias de William Eggleston, faulknerianas, foram apresentadas na primeira exposição individual de fotografias a cores do Museu de Arte Moderna. É raro para um artista de tal estatura se permitir ser mostrado como desprotegido, como Eggleston faz no retrato íntimo de Michael Almereyda. O cineasta acompanha o fotógrafo em viagens para Kentucky, Los Angeles e Nova York, mas dá atenção especial ao tempo de inatividade em Memphis, a base da casa de Eggleston. O filme mostra uma conexão profunda entre a personalidade enigmática de Eggleston e seu trabalho inovador.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

29. The Adventure of Photography

Concebido como uma jornada introspectiva que leva você dos primeiros daguerreótipos ao fotojornalismo de guerra, da moda se espalha aos maiores artistas contemporâneos.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

30. National Geographic – Search for the Afghan Girl

Em 1985, a imagem assombrosa de uma menina refugiada afegã com olhos verde-mares surpreendentes apareceu na capa da revista National Geographic. Agora, a busca continua para encontrar a mulher sem nome cuja imagem jovem tornou-se um símbolo global da dignidade, resiliência e sobrevivência em tempo de guerra. Viagem à fronteira afegã-paquistanesa com o fotógrafo que tirou essa foto mundialmente famosa enquanto tenta rastrear seu assunto anónimo. Siga pistas e rumores através dos caminhos tortuosos de um campo de refugiados em uma missão para resolver este mistério de 17 anos de idade. Testemunhe investigadores do FBI aplicando tecnologia de ponta de varredura ocular e reconhecimento de rosto para quebrar o último caso de “pessoas desaparecidas”. Acompanhe a incrível história de como a equipe da National Geographic procurou a garota misteriosa com os olhos verdes em The Search for the Afghan Girl.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

31. Shooting Robert King

Shooting Robert King irá levá-lo em uma jornada incrível, visceral que se estende por 15 anos, 3 guerras tragicamente brutais e através de uma das vidas mais singularmente surpreendentes da história moderna. Desde a infância até a vida adulta, esta é a história completa da busca apaixonada de um homem para realizar seu sonho de ganhar o Prémio Pulitzer. É uma missão que vai custar-lhe mais do que ele poderia saber e que irá levá-lo à beira da morte, uma e outra vez. Desde a Bósnia devastada pela guerra até a Chechênia, o Iraque e muito mais, você testemunhará em primeira mão o trágico verdadeiro horror dos piores conflitos modernos do mundo, tudo através das lentes de um homem que não conhecia fronteiras. Tiroteio Robert King é um filme que deve ser visto para ser acreditado.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

32. Berenice Abbott: A View of the 20thCentury

Críticos colocam Berenice Abbott à frente de sua classe. Ela foi uma das maiores fotógrafas americanas do século XX. De seus retratos da vanguarda em Paris durante a década de 1920, a sua documentação de Nova York na década de 1930, a sua fotografia científica dos anos 50 e seus estudos sobre a pequena cidade americana, o gênio da Abbott está na incrível variedade de o trabalho dela. Filmado durante seus 91 e 92 anos, o Abbott de coração aberto nos leva em uma visita guiada ao seu século. O tour ensina história, perseverança, coragem e dedicação unilateral ao campo escolhido. Um filme brilhante sobre um artista americano brilhante!

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

33. Ansel Adams – A Documentary Film

Um estudo aprofundado da vida e obra de Adams.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

34. Peter Beard: Scrapbooks From Africa & Beyond

Facilmente o filme mais atraente e abrangente já produzido sobre a vida e obra de Peter Beard, cobrindo todos os aspectos de sua vida, carreira profissional e aventuras pessoais a partir da década de 1960 até a década de 1990. Fotografias icônicas do lendário passado de Beard são revisitadas e pela primeira vez ouvimos as histórias sobre fazer o primeiro livro de Beard, End of the Game, sua aparição no clássico underground Hallelujah the Hills, seu encontro fortuito com o pintor britânico Francis Bacon, sua amizade com Andy Warhol e seu jovem relacionamento com a escritora Karen Blixen. Os cadernos épicos de Beard, encadernados com tinta, sangue, fotografias e os detritos da vida na estrada são correspondidos aqui pela primeira vez por suas lembranças dos remanescentes do passado colonial do Quênia. Narrado por Charlotte Rampling. Voz adicional de Julia Delpy, com imagens raras e inéditas de Mick Jagger, Andy Warhol, Jacqueline Kennedy Onassis, John F. Kennedy Jr., Francis Bacon e Jonas Mekas, entre muitas outras, incluindo uma coleção de fotografias de Beard. e obras de arte.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

35. The Genius of Photography – How Photography Has Changed Our Lives

Acompanhando a primeira grande história de televisão desta forma de arte cada vez mais influente, este livro de referência explora os principais eventos e as principais imagens que marcaram o desenvolvimento da fotografia. No coração do livro é uma busca para entender o que faz uma fotografia verdadeiramente grande. O que é que faz com que uma fotografia de Nan Goldin ou Henri Cartier Bresson se destaque entre as milhões de outras tomadas por todos nós todos os dias? “O génio da fotografia” examina a evolução da fotografia em seu contexto mais amplo: social, político, económico, tecnológico e artístico. Traz uma perspectiva crítica e um forte sentido estético ao assunto, mas acima de tudo é principalmente uma história narrativa. Começa com os primeiros dias da fotografia na década de 1840 e termina com um exame do estado da fotografia hoje e o efeito que a ‘revolução digital’ terá, mudando não apenas como olhamos para uma fotografia, mas o que ela é em um sentido físico.Este livro examina todos os diferentes géneros de fotografia de paisagem e retrato para notícias e reportagem. Também conta as grandes histórias por trás de muitas das fotografias mais emblemáticas do mundo e revela os personagens extraordinários – de Louis Daguerre e Cindy Sherman, Paul Strand e Robert Capa – que fizeram e definiram esta forma de arte. Provocante e esclarecedor por turnos, este é um livro importante para quem quer saber mais sobre uma das mais importantes formas de arte do século XXI.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

36. The Photographers Series: Debbie Fleming Caffery

Por mais de 30 anos, Debbie Fleming Caffery tem documentado a colheita de cana-de-açúcar da Louisiana e suas comunidades vizinhas, bem como a situação das prostitutas nos bordéis mexicanos e, mais recentemente, as consequências do furacão Katrina. O documentário nos leva viajando com ela através da lama dos engenhos de cana para as casas devastadas da nona ala de New Orlean no sul da França para o Les Rencontres Arles Photography Festival.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

37. Henri Cartier-Bresson: The Impassioned Eye

Henri Cartier-Bresson: The Impassioned Eye, 2003, 70 minutos, direção Heinz Büttler.
Henri Cartier-Bresson é um dos mestres do fotojornalismo e da fotografia do instante decisivo. Este documentário traz entrevistas e análises do seu trabalho. A atriz Isabelle Huppert, o dramaturgo Arthur Miller, o editor Robert Delpire e os fotógrafos Elliott Erwitt, Josef Koudelka e Ferdinando Scianna apresentam os seus pontos de vista sobre Cartier-Bresson como amigo e fotógrafo. Ele fala sobre como se tornar e ser um fotógrafo, sobre a composição e sobre alguns de seus segredos para capturar o instante decisivo.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

38. Tierney Gearon: The Mother Project

O célebre trabalho do fotógrafo Tierney Gearon foi rotulado como manipulador, perturbador e até perverso. Ex-modelo e dançarina, Gearon ganhou fama em 2001, quando as fotos de seus filhos nuas e mascarados no show Eu Sou uma Câmera na Galeria Saatchi, em Londres, tinham autoridades ameaçando com acusações de pornografia infantil.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

39. Toward the Margin of Life

Feito em 1973 como parte de uma série que ele organizou, a apresentação audiovisual fornece um vislumbre sincero do mundo de fotografia em questão de Cornell Capa.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

40. American Masters – Richard Avedon: Darkness and Light

O novo documentário de Helen Whitney não tem o estilo chamativo e os elementos de entretenimento fáceis de “Unzipped”, mas é um filme sólido e revelador sobre um artista que revolucionou o próprio conceito de fotografia de moda. O status de celebridades do sujeito e o forte interesse em Avedon, possivelmente o fotógrafo de moda mais influente do século, podem facilitar o lançamento teatral limitado, embora PBS, TV a cabo e outros locais sejam os lugares mais agradáveis do filme.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

41. American Masters – Alfred Stieglitz: The Eloquent Eye

American Masters® apresenta um olhar revelador sobre “O Pai da Fotografia Moderna” Alfred Stieglitz, um génio criativo que desafiou e revolucionou atitudes em relação à arte moderna nos EUA, enquanto defendia o reconhecimento da fotografia como uma forma de arte.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

42. Half Past Autumn – The Life and Works of Gordon Parks

Uma visão íntima da vida e da carreira de Gordon Parks, um verdadeiro homem da Renascença que se destacou como fotógrafo, romancista, jornalista, poeta, músico e cineasta.

movies-about-photography, photography, video, film, movies, entertainment, arts

 

43. 1984, America and Lewis Hine

America and Lewis Hine é um documentário premiado narrado por Jason Robards Jr. e Maureen Stapleton, que retrata a vida e os tempos do fotógrafo social pioneiro da América, Lewis Hine, que registrou o desenvolvimento da América industrial.

 

44. 1986, Fire in the East: A Portrait of Robert Frank

“Fogo no Oriente: Um Retrato de Robert Frank”, foi o retrato de dez anos da cena de Robert Frank, filmes e fotografias. De nombreuses personnes avec qui a travaillé dans le passé sont interrogées, parmi lesquelles, Allen Ginsberg, Emile de Antoni, Jonas Mekas et Rudy Wurlitzer. Les pensées quotidiennes sur la vie et l’art de Franck sont aussi révélées.

 

45. Ad Vitam Production, Selenium Films1)  An American Journey: In Robert Frank’s Footsteps

MV5BMjEyODIwMzE5Nl5BMl5BanBnXkFtZTgwOTIxNDA2MDE@._V1_SX214_AL_

Em 1958, o fotógrafo suíço Robert Frank criou um trabalho marcante de fotografia intitulado “Os americanos”. Esta coleção de 83 fotografias em preto e branco capturou momentos sinceros na experiência americana durante uma viagem pelos EUA. Neste documentário, o cineasta Philippe Séclier refaz essa rota e recaptura em câmera de vídeo digital que Frank capturou no filme.

46. The Mexican Suitcase

MV5BMjAxNzEyNDMzMl5BMl5BanBnXkFtZTcwODkzNDUzNg@@._V1_SY317_CR1,0,214,317_AL_

Em 2007, três caixas chegaram ao Centro Internacional de Fotoprafia da Cidade do México. Lá dentro estavam os lendários negativos perdidos da Guerra Civil Espanhola pelo fotógrafo Robert Capa. Este filme conta a história de sua recuperação e o poder da trágica história que contaram.

47. 212 Berlin, Mallerich Films  Men at Lunch

Em 1932, uma foto icônica foi tirada de um grupo de trabalhadores da construção civil que desfrutavam de um almoço muito perigoso acima do horizonte de Nova York. Esta fotografia veio representar a história do imigrante americano e a Grande Depressão. O diretor Seán Ó Cualáin decidiu descobrir as identidades desses trabalhadores.

48. Bill Cunningham New York

MV5BMTYwMjg3MTk3M15BMl5BanBnXkFtZTcwMjM4NjgzNA@@._V1_SX214_AL_

Um perfil do notável e extraordinariamente alegre veterano fotógrafo de moda de Nova Iorque.

 

49. Chevolution

MV5BMjM2NjY3OTk2OV5BMl5BanBnXkFtZTcwNjYwOTIxMw@@._V1_SY317_CR5,0,214,317_AL_

Uma única foto pode ter um enorme impacto cultural, e um dos maiores exemplos disso é a imagem icônica de Ernesto “Che” Guevara. Este filme examina como o fotógrafo do cubano Alberto Korda, o single do revolucionário, se tornou um ícone social e político.

 

50. Time zero

Como a fotografia digital começou a dominar o mundo, a Câmera Polaroid começou a se desvanecer na história. Em 2008, a Polaroid anunciou que pararia de fazer seu filme instantâneo e este documentário detalha as memórias e emoções dos funcionários e fotógrafos da Polaroid durante o último ano de produção dos filmes.

51. Smash his Camera

MV5BMjAxNTM1OTE0Nl5BMl5BanBnXkFtZTcwOTQyNTU2Mw@@._V1_SX214_AL_

Um filme centrado na vida e obra de Ron Galella, que examina a natureza e o efeito dos paparazzi.

 

52.  Broken Cameras

Este é um ótimo perfil do controverso paparazzo Ron Galella. Ele mergulha na ética dos paparazzi invasivos e examina a obsessão absoluta da América pela celebridade.

 

53.  Filthy Gorgeous: The Bob Guccione Story

MV5BMzA2NDk2NTU3OV5BMl5BanBnXkFtZTgwNDg1NDAxMDE@._V1_SX214_AL_

Este aclamado documentário se concentra em Emad Burnat, um agricultor palestino que registra sua vida com várias câmeras de vídeo portáteis. Ele oferece uma visão única da vida e resistência não violenta em uma vila da Cisjordânia durante a ocupação israelense.

Plexi Productions, Swiss Dots

MV5BMTM3MTIzMTE2M15BMl5BanBnXkFtZTcwNzU3MzYxOQ@@._V1_SY317_CR12,0,214,317_AL_

 

 

 

 

 

 

Bob Guccione criou um império editorial e fez milhões com o que foi considerado “obsceno”. O criador da revista Penthouse criou um alvoroço da Primeira Emenda que acabou indo para a Suprema Corte. Esta biografia examina sua vida, sua ascensão à fama e sua eventual queda.

 

Videos diretos:

  1. 1957, Ansel Adams, Photoshopar – YouTube
  2. Edward Weston: The Photographer 1948 US Information Agency– YouTube
  3. 1972, Going Where I’ve Never Been The Photography of Diane Arbus – YouTube
  4. 1973, The Decisive Moment – Henri Cartier-Bresson – YouTube
  5. 1989, Helmut Newton: Frames from the Edge – YouTube
  6. 1989, Strand, Under the Dark Cloth – YouTube
  7. 1989, W. Eugene Smith: Photography Made Difficult – YouTube
  8. 1995, The lives of Lee Miller – Youtube
  9. 1996, Richard Avedon: Darkness and Light – YouTube
  10. 1999, Magnum Photos: The Changing of a Myth – Vimeo
  11. 2000, Half Past Autumn: The Life and Works of Gordon Parks – YouTube
  12. 2000, Naked States – Youtube
  13. 2001, Alfred Stieglitz: The Eloquent Eye  – You Tube
  14. 2001, Henri Cartier-Bresson: L’amour Tout Court (Just Plain Love) – You Tube
  15. 2002, Gursky World – Vimeo
  16. 2002, The True Meaning of Pictures: Shelby Lee Adams’ Appalachia – You Tube
  17. 2003, Ansel Adams, American Experience – Vimeo
  18. 2003, Martin Parr – De Magie van het Moment – YouTube
  19. 2003, Milton Rogovin: The Forgotten Ones – Vimeo
  20. 2003, The Colourful Mr Eggleston – YouTube
  21. 2003, The World According To Martin Parr – YouTube
  22. 2005, Leaving Home, Coming Home A Portrait of Robert Frank – YouTube
  23. 2005, What Remains – Sally Mann – YouTube
  24. 2005, William Eggleston in the Real World – YouTube
  25. 2006, Annie Leibovitz Life Through A Lens – YouTube
  26. 2006, Manufactured Landscapes – YouTube
  27. 2006, Tierney Gearon: The Mother Project – YouTube
  28. 2007, At Close Range With National Geographic – YouTube
  29. 2007, Black White + Gray: A Portrait of Sam Wagstaff and Robert Mapplethorpe – YouTube
  30. 2007, Eloquent Nude: The Love and Legacy of Edward Weston & Charis Wilson – YouTube
  31. 2007, Helmut by June –You Tube
  32. 2008, In Harm’s Way – War Photographers – YouTube
  33. 2011, Sam Abell – The Life of a Photograph – YouTube
  34. 2012, No Worries – Martin Parr – YouTube
  35. 2012, The Many Lives of William Klein – YouTube
  36. Bring Your Own Doc: A conversation with director Jeff Malmberg about Marwencol – YouTube
  37. Getty Images Grants for Editorial Photography 2012 – YouTube
  38. Henri Cartier-Bresson Interviewed by Charlie Rose – YouTube
  39. Inside Media: The President’s Photographer – YouTube
  40. James Nares – STREET – Lecture – Vimeo
  41. Joel Meyerowitz 1981 Street Photography Program – YouTube
  42. Magnum Photos – Earthlings by Richard Kalvar – YouTube
  43. Magnum Photos – Personal Best by Elliott Erwitt – YouTube
  44. ‪“Four Photographers on Three Wheels: William Eggleston’s Tricycle and Before”‬ – YouTube
  45. Peter Fraser 2011 talk on his work and workshop assignment – Vimeo
  46. Sarah Moon is a Master of Photography (from Contacts) – YouTube

 

Referências de filmes:

  1. 1966, Who Are You, Polly Maggoo – Film by William Klein
  2. 1993, Don Van Vliet: ‘Some Yo-Yo Stuff’ – Vimeo – Documentary by Anton Corbijn
  3. 1999, Think of England – YouTube – Documentary by Martin Parr
  4. 2005, Stranded in Canton – Online – Documentary by William J. Eggleston
  5. 2007, Control – Film by Anton Corbijn
  6. 2010, Despair – Online – Film by Alex Prager
  7. 2010, Restrepo – Documentary by Tim Hetherington
  8. 2010, The American – Film by Anton Corbijn
  9. 2010, The Forgotten Space – Documentary by Allan Sekula
  10. 1972, Ways of Seeing (Art Appreciation)
  11. 1992, Visions of Light – The Art of Cinematography (Cinematography)
  12. 2000, Killing Us Softly 3 Advertisings Image of Women (Advertising Industry)
  13. 2001, Stanley Kubrick – A Life In Pictures (Film Industry)
  14. 2003, Los Angeles Plays Itself (Film Industry)
  15. 2004, Light Fantastic – YouTube (Light)
  16. 2009, The September Issue (Fashion Industry)
  17. 2010, How to Make a Book with Steidl (Photo Books)
  18. 2011, Diana Vreeland: The Eye Has To Travel (Fashion Industry)
  19. 2011, Under Fire: Journalists in Combat (War Journalism)
  20. 2011, The Story of Film: An Odyssey – Netflix (Film History)
  21. 2012, Side by Side (Film Industry)

Fontes: PetaPixel, Bruno Massao, Adam Sherwin, YouTube, Vimeo, NetFlix.

2 Comentários